Comprei Um Produto Com Defeito! Como Devo Proceder?

defeito-tablet

Um cliente me procurou no escritório para poder solucionar um problema com uma empresa de eletrodoméstico, a situação foi a seguinte…

Ele comprou uma TV LED no valor de R$ 4.999,00 Reais, a mesma depois de algum tempo ligada, de repente desligava automaticamente, mostrando um defeito significativo.

Vamos tentar aclarar o entendimento.

Se o produto comprado já veio com defeito, você deve solicitar a troca à loja, ao fabricante ou à assistência técnica o quanto antes.

As grandes varejistas têm políticas internas de troca imediata, caso o produto apresente o defeito e a troca seja solicitada em até 7 dias da data de compra. Sempre verifique no ato da compra qual é esse prazo.

Para as lojas que não têm políticas próprias mais ágeis, vale a regra prevista no artigo 18 do CDC. Nesse caso, o fornecedor tem até 30 dias a partir da data da reclamação para reparar o produto, deixando-o em perfeitas condições estéticas e de uso.

Veja que há empresas que durante o período de 30 dias não tem solução para reparar o defeito, sempre com desculpas que ainda está tentando resolver o problema, nesse caso o consumidor pode exigir

  • SUBSTITUIÇÃO: do produto por outro do mesmo tipo e marca, em perfeitas condições estéticas e de uso
  • RESTITUIÇÃO: imediata da quantia paga
  • ABATIMENTO: proporcional do preço na troca por outro produto

Importante lembrar que no caso de reparo, a troca das peças com defeito não pode comprometer a qualidade do produto ou diminuir o seu valor de mercado. Se comprometerem, o consumidor tem o direito de solicitar uma das alternativas acima antes do prazo de 30 dias.

E SE O DEFEITO PERSISTIR? Receba seu dinheiro de volta.

O QUE FAZER SE MEUS DIREITOS NÃO FOREM RESPEITADOS?

Procure um advogado de sua confiança para que ingresse com uma ação no Juizado Especial Cível e faça prevalecer seu direito.

Contato: weslleyadvlima@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest