Danos em Veículos Dentro do Condomínio, Quem Paga?

condomínio

Aconteceu recentemente com D. Darci moradora de um prédio em Águas Claras, Brasília-DF… Ela teve seu veículo danificado por um cachorro de outro morador, arranhões na lataria e um prejuízo de 6 mil reais.

Danos em veículos é um assunto muito polêmico já que, quando ocorrem dentro das dependências do condomínio, nem sempre a responsabilidade é do condomínio, mas sim, de quem causou o dano.

O que ocorre dentro de um condomínio é o mesmo que ocorre fora dele, temos diversos tipos de pessoas, índoles, caráter, gente honesta, mas também aqueles que querem levar vantagens, os calmos e a turma da confusão.

Como sabemos o estacionamento é coletivo, entra carro, sai carro, crianças circulando em garagens e também animais, nesse movimento cotidiano comum que alguma coisa saia normalidade, como por exemplo; ter seu carro amassado, pintura danificada, acidentes com pedestre etc.

É muito difícil que, aquele causador do dano, se identifique, o ideal seria fixar um bilhete no veículo com seu numero de telefone e unidade do apartamento, pedindo para entrar em contato para solucionar o problema.

Caso não apareça o causador do dano, importante solicitar imagens gravadas através do sistema de segurança interno (câmeras), sendo possível identificar a pessoa que provocou o acidente, fazendo provas contra o infrator.

Vale a pena lembrar que se faz necessário um registro no livro de ocorrências do condomínio. Em seguida, munido de provas, deve se precaver e registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.

E no caso quando não identificamos o autor do dano?.

Caso se desconheça o autor do dano (se não houver câmeras, testemunhas ou provas de algum tipo), infelizmente pouco se tem a fazer e o proprietário provavelmente terá que desembolsar as despesas.

Por isso, o sistema de vigilância por câmeras e similares é tão útil em um condomínio, já que gera evidências que podem ser exigidas pelo proprietário que sofreu o dano. Além disso, é uma forma de garantir também a segurança da comunidade. A qualquer momento, estas gravações podem ser solicitadas pela parte prejudicada.

Contato: weslleyadvlima@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest