Você está aqui

Sóstenes Cavalcante é um dos únicos deputados sem faltas na Câmara

Abas primárias

Enviado por PerfeitoLouvor em qua, 13/01/2016 - 09:52

A Câmara dos Deputados tem 513 integrantes, mas apenas 19 (3,7%) participaram de todos os 125 dias em que ocorreram votações. Destes, 11 são “calouros”, ou seja, estão no primeiro mandato. Os dados fazem parte de um levantamento do site Congresso em Foco, baseado nos registros oficiais da Câmara.

Pelas regras da Casa, o comparecimento de parlamentares é exigido quando das sessões deliberativas. Vinte e seis deputados tiveram apenas uma falta. O destaque ficou para três “veteranos” que também não tiveram nenhuma falta no mandato anterior. São eles Manato (SD-ES), Tiririca (PR-SP) e Lincoln Portela (PR-MG).

Embora a assiduidade não é, necessariamente, o que define a qualidade do trabalho do parlamentar, é sabido que o número excessivo de faltas de alguns atrapalha a produção legislativa, pois em algumas sessões sequer há quórum para que as votações ocorram.

Sóstenes Cavalcante (PSD/RJ), membro da bancada evangélica, tem sido um dos parlamentares mais atuantes de seu estado. Apresentou 200 proposições, entre projetos de Lei, relatorias, requerimentos de informação e audiências públicas.

Entre os projetos de sua autoria, estão propostas de enfrentamento ao álcool, como o PL n°1052/2015, que restringem a vendas de bebidas alcoólicas, próximo a instituições de ensino, o PL n°2132/2015, que proíbem a venda em estabelecimentos como padarias e lanchonete, e também o PL n°1496/2015, que proíbe a publicidade de bebidas em eventos desportivos.

Ele é presidente da comissão especial que trata do polêmico Estatuto da Família, e também atua em sete outras comissões, incluindo as comissões de Direitos Humanos e Minorias e Defesa das Pessoas com Deficiência.

A “bancada dos 100% presentes” conta com deputados de dez estados, afiliados a 11 partidos. São eles, por ordem alfabética:

Carlos Henrique Gaguim (PMB-TO)
Conceição Sampaio (PP-AM)
Delegado Edson Moreira (PTN-MG)
Flavinho (PSB-SP)
Glauber Braga (Psol-RJ)
Hermes Parcianello (PMDB-PR)
José Stédile (PSB-RS)
Lincoln Portela (PR-MG)
Manato (SD-ES)
Márcio Alvino (PR-SP)
Marcos Rotta (PMDB-AM)
Miguel Haddad (PSDB-SP)
Miguel Lombardi (PR-SP)
Professor Victório Galli (PSC-MT)
Ronaldo Martins (PRB-CE)
Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ)
Tenente Lúcio (PSB-MG)
Tiririca (PR-SP)
Weliton Prado (PMB-MG)

Fonte: Gospel Prime